Eu Sou Caipora :
A menina e o poder das matas
SINOPSE: A animação conta a história de Luana, uma menina apaixonada pelos animais que vive no interior de São Paulo. Depois de ver seu amigo Quiquinho, um pequeno macaco-prego, capturado por contrabandistas, Luana recorre às histórias de sua avó sobre a lenda de Caipora para salvá-lo.
Um curta-metragem produzido pelo Folclore BR
O projeto é produzido e organizado pelo estúdio Mutua e tem produção executiva do Folclore BR. Anderson Awvas é o criador do projeto Folclore BR: Uma nova visão que busca e falar sobre o folclore brasileiro de maneiras criativas e conectadas com a contemporaneidade.
MUTUA | O estúdio responsável
A Mutua se intitula como uma organização artística que começou iniciante no mercado, mas já possuem diversos trabalhos profissionais ligados com a animação 3D como clipes e comerciais.
A equipe de produção
Desenvolvimento e personagens
A animação contará a história de Luana uma menina que vive no interior de São Paulo, ama os animais e faz de tudo para protegê-los. Luana se inspira muito em sua vovó e seu sonho é ser bióloga como ela. Outra personagem importante é Quiquinho, um macaco-prego amiguinho de Luana. Porém, dois homens que estavam atrás de animais para contrabandear acabam capturando Quiquinho e a menina parte em busca de conseguir salvar seu amigo e outros animais.
Marinete é uma senhora muito inteligente, que sabe tudo sobre a floresta — desde seus animais até seus maiores mistérios. Bióloga e pesquisadora aposentada, ela passa os dias sentada na porta de casa, onde está sempre pronta para contar mais uma de suas histórias e compartilhar sua sabedoria com sua neta Luana.
Para sua missão, ela busca apoio e inspiração em uma das narrativa que sua avó contava. A história de Caipora possui um encantamento muito maior que ela poderia imaginar.
MAKING OF
Confira a playlist no YouTube com os vídeos produzidos contando todos os detalhes (sem muito spoiler) da animação.
Representatividade na voz original
O protagonismo negro é um elemento notório do curta e é o que gostaríamos de manter para as produções que surgissem derivadas dele. No final de 2020 iniciamos uma busca por mulheres negras para dar a voz original da personagem principal do curta. Ao final, recebemos mais de 200 inscrições e a equipe decidiu aproveitar ainda mais a seleção e escolhemos também a voz da Dona Marinete (vó da Luana). As atrizes Fernanda Ribeiro e Vânia Viana foram as escolhidas para somar suas vozes ao curta.
Atualizações mais recentes
Confira as artes oficiais da produção! O desenvolvimento dos personagens está chegando ao fim e a produção começa a dar passos firmes rumo a fase mais densa do projeto.
Sobre o andamento...
Vídeo recente mostrando a evolução técnica da personagem protagonista da animação.
Sucesso na mídia!
O projeto foi um sucesso no financiamento coletivo, que ocorreu entre os meses de agosto e outubro de 2020 através da plataforma Catarse, alcançou vários números surpreendentes sendo destaque nos principais portais da web como Jovem Nerd, Site Mundo Negro, Correio Braziliense, Garotas Geeks, Pixel Show, podcast Sala 1604 entre outros.
Exibimos o teaser conceitual na TV aberta! Foi em uma entrevista ao Programa SC no Ar da Record de Santa Catarina.
Alguns números do projeto
+ 120%
Financiamento Coletivo
+ 900
Apoiadores
+ R$50 mil
Arrecadados
+ 100 mil
Compartilhamentos
+ 20 mil
Visualizações