Somando visões
2ª edição - 2018

Um evento virtual que tem o objetivo de reunir diversas visões para conversar sobre os aspectos plurais da cultura brasileira. Fazemos esse trabalho de estudos e análises culturais através das redes sociais durante o ano inteiro, mas em agosto é temos um momento especial onde realizamos reuniões online e ao vivo transmitido distribuído gratuitamente através do YouTube.

CONTEÚDO EDITADO E DISPONÍVEL EM FORMATO DE VÍDEO E PODCAST!

Folclore é FAKE?

Folclore é sinônimo de mentira? Mitos são verdadeiros? O que seria uma fake news folclórica? Lendas são coisas do interior? Uma discussão sobre tudo que há de mais falso no folclore brasileiro e o que a política tem a ver com isso. 

Folclore é produto?

Como comercializar algo ligado a uma propriedade cultural? Uma bate-papo sobre os custos de transformar algo ligado a cultura popular, que algumas vezes pode mexer com o sagrado de alguém, em um produto vendável. O mercado exige um foco maior no produto do que no conceito ou no seu impacto social, qual seria a melhor forma de lidar com isso? Quais tipos de narrativas podem ser criadas através desse tema?

Folclore é VIDA?

Sabemos que o termo folclore é bastante vasto e engloba muita coisa que está ao nosso redor o tempo todo. Música, dança, teatro, contadores de história, as comidas típicas de cada região… como isso influencia nos influencia? Um papo sobre as diversas formas de falar do folclore nacional sem falar somente de mitos e lendas e como tudo isso pode fazer parte de uma coisa só.

Folclore é LOBATO?

Para muitas pessoas o folclore brasileiro é resumido em seu trabalho através de obras famosas como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, mas o que esse legado tem nos ensinar? A sua relação com o racismo tem muito a dizer sobre a nossa história e a forma como tratamos as questões raciais no país hoje, a melhor atitude seria mesmo excluir seus livros da biblioteca básica e como os professores poderiam lidar com isso? Quais tipos de impactos positivos e negativos foram gerados por suas obras? 

Folclore é POP?

A cultura popular é POP? O que chamamos de POP faz parte da cultura de massa? O folclore em si é frequentemente usado como fonte de pesquisa em diversas obras do universo do entretenimento no mundo todo, mas o que nos falta para acreditar na fantasia nacional?

Galeria postagens e artes

Ideias que compartilhamos na edição desse ano.