Somando visões
5ª edição - 2021 

O Folclore BR: Somando Visões é um evento virtual que tem o objetivo de reunir diversas visões para conversar sobre os aspectos plurais da cultura brasileira. Esse ano teremos um formato bastante diferente dos anos anteriores.

Apesar de voltar para o formato da primeira edição, aglutinando as atividades em 1 semana, as novidades serão bastante significativas para o projeto Folclore BR e espero que você tire bom proveito dessa jornada que acontecerá essencialmente entre os dias 15 e 22.

O EVENTO É ONLINE, ABERTO E GRATUITO!

Teremos papos ao vivo pelo Youtube, Facebook e Twitch e conteúdos gravados realizados através do Sesc Rio. O evento é organizado por Anderson Awvas que, além de fazer as postagens, artes etc, será responsável por mediar todas as mesas de bate-papo.

Bora compartilhar e marcar seus contatos que se interessem pela transformação e pluralidade de ideias? Bem-vindas e bem-vindos ao Folclore BR: Somando Visões 2021

DIA 15: TRETAS CULTURAIS 

PARTICIPANTES: Anderson Awvas (designer e ilustrador), Ian Fraser (escritor), Andriolli Costa (jornalista) e Mikael Quites (concept artist).

Papo de abertura com tradicional time do Folclore BR conversando sobre desavenças culturais e como certas problemáticas que podem parecer bobas dizem muito sobre a nossa sociedade, nossos medos e preconceitos frente ao que está fora do nosso lugar comum. Muitas discussões ligadas a regionalismos ou a defesa de qualidades particulares podem estar ligadas a um preconceito estrutural.

Vale tudo para defender o nosso lugar? E essa treta das estatuas, hein? As discussões sobre características regionais nos levam a algum lugar? Existem tretas folclóricas? Tem briga em festivais de folclore?

VIIIISH... SERÁ QUE VAI TER BARRACO? rs.

DIA 16: Tem cultura popular em todo lugar? 

Conversa com o jornalista e pesquisador de folclore Andriolli Costa para falar de como a cultura popular está posicionada na sociedade. O papo se estende para o entendimento e utilização do termo “folclore” e como podemos pensar em novos caminhos para nos aprofundar no entendimento da cultura brasileira. Disponível em podcast através do Sesc Rio.

DIA 17: Um papo entre carrancas e bate-bolas 

Conversa com ilustradora Mayara Lista para falar de seus estudos com design e as histórias de incríveis pessoas comuns. O papo atravessa seu trabalho com carrancas em quadrinhos, envolvimento com bate bolas e estudos de mascarados no Rio de Janeiro. Disponível em podcast através do Sesc Rio.

DIA 17: Esse filme é tipo um "Labirinto do Fauno amazonense"? 

'Jamary' é o primeiro curta dirigido pelo amazonense Begê Muniz. No filme, Ane, uma criança, passa as tardes brincando nos arredores da floresta com seus primos. Um dia, ela se depara com Anhangá, um antigo espírito que rodeia a sua comunidade. Única exibição do curta “Jamary” + papo com diretor.

DIA 18: A cultura africana é POP e popular no Brasil?

Conversa o quadrinista baiano Hugo Canuto, autor de O Conto dos Orixás. O papo atravessa a sua relação com as suas criações, os caminhos trilhados por elas desde 2019 até a chegada em museu em Washington (EUA) e no cenário do novo filme Space Jam. Disponível em podcast através do Sesc Rio.

DIA 18: Eu Sou Caipora – UM ANO!

Um papo especial com o time de desenvolvimento do curta de animação “Eu Sou Caipora: A menina e o Poder das Matas” para apresentar o projeto e falar um pouco da jornada de criação após 1 ano do sucesso do financiamento coletivo. Haverá apresentação do novo design dos personagens, uma fala com as dubladoras escolhidas e algumas surpresas. Com Thibiz Vieira e Roger Bravo.


DIA 19: As riquezas do nosso folclore

Com Lorena HET (ilustradora), Ian Fraser (escritor) e Mikael Quites (concept artist).

Uma provocação sobre o distanciamento do brasileiro com os temas ligados a cultura popular brasileira e como a exaltação da cultura funciona muito mais na teoria do que na prática da rotina de consumo. Quais seriam as tais riquezas e como nos apropriamos delas sem medo?


DIA 21: Programa piloto JOGA FOLK: Among US? 

Com Lorena HET (ilustradora), Ian Fraser (escritor), Andriolli Costa (jornalista), Mikael Quites (concept artist) e + CONVIDADOS ESPECIAIS!

Um grande teste para o novo programa do Folclore BR na plataforma Twitch reunindo amigos folclóricos. Aliás, já vai seguindo o projeto por lá!


DIA 21: O que Cidade Invisível tem a nos ensinar?

Stef Nunes, futura jornalista, produtora de conteúdo, além de escritora fascinada pelo mundo dos cinemas, quadrinhos, seriados e administradora do fã clube oficial da série da Netflix.

Um papo sobre teorias malucas da série, o contato que o clube teve com os atores e expectativas para a próxima temporada.

O fim do evento

Por Anderson Awvas

Chegamos ao fim de agosto! Um mês bastante especial para o folclore e nossa eterna busca pelo entendimento da cultura brasileira e sua pluralidade.

Tenho muito a agradecer, mas antes preciso lembrar de mim. Desde 2017, agosto é um mês do ano onde eu realmente me entrego para esse evento e sacrifico muito para fazê-lo se tornar melhor a cada edição. É realmente exaustivo, mas faço com muito amor e tenho muito orgulho de dizer que encerro esse mês com uma imensa sensação de missão cumprida e bastante esperançoso pelo que vem por aí nos próximos anos.

Sigo entendendo que o folclore é dinâmico, complexo e transformador. Por aqui as portas seguem abertas para a cultura. Mesmo me desdobrando para fazer o evento acontecer, ele não seria possível se não fosse a colaboração dos meus amigos folclóricos e apoiadores que vem de diversos caminhos. Seguimos firmes e contem comigo! Muito obrigado a todas e todos!

PARTICIPANTES: Andriolli Costa, Begê Muniz, Felipe Castilho, Fernanda Ribeiro, Gabriel Billy, Gustavo Rosseb, Hugo Canuto, Ian Fraser, Lorena Herrero, Marília Gorito, Mayara Lista, Mikael Quites, Naê O Bardo, Roger Bravo, Stef Nunes, Tânia Viana, Thibiz Vieira, Wanderson Santos.

APOIADORES: Ana Luiza Ramos Da Silva, Emille Yoshie Sasaki, Leonardo Cassio, Marco Antonio Gouveia, Batista Murilo Oliveira.

E muito obrigado a você que acompanhou ou pretende acompanhar.

Até 2022!

Galeria postagens e artes

Ideias que compartilhamos na edição desse ano.