Somando visões
6ª edição - 2022
Um evento que tem o objetivo de reunir mentes para criar diálogo sobre os aspectos plurais da cultura brasileira no mês especial do folclore.
Fazemos um trabalho de estudos e análises durante o ano inteiro, mas em agosto é temos um momento especial onde realizamos atividades gratuitas através das redes sociais do Folclore BR.
Em 2022, o evento se concentrou na semana de 22 a 26 de agosto com a maior parte das atividades online e sua primeira atividade presencial!
O EVENTO É ONLINE,
ABERTO E GRATUITO!
TEMA 1: É FOLCLORE ou FAKENEWS?
Um papo sobre como as fake News podem afetar a nossa forma de contar histórias. A famosa “história de pescador” é uma fake news? Qual a importância da mentira na cultura? Por que do tratamento das palavras folclore e mito como sinônimo de mentira?
Anderson Awvas (ilustrador e criador do Folclore BR) recebe Andriolli Costa (jornalista e pesquisador de cultura popular) e Januária Cristina Alves (comunicadora e autora dos livros “Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro” e “Como não ser enganado pelas fake news”, ela também foi consultora na série Cidade Invisível).
TEMA 2: Os games no ensino da cultura
Um papo buscando traçar os caminhos e as aplicações possíveis para que os jogos de interpretação de papéis possam ser grandes aliados na redução do distanciamento de diversos aspectos culturais brasileiros e auxílio no exercício de prática imaginativa de jovens.
Anderson Awvas (ilustrador e criador do Folclore BR) recebe Andriolli Costa (jornalista e pesquisador de cultura popular), Mikael Quites (Concept Artist), Jorge Valpaços (Pesquisar e educador).
TEMA 3: SESC RIO - A Cultura Popular no Zapzap
Existe uma complexidade cultural enorme sendo passada através de aplicativos de mensagens na web e muitos comportamentos difundidos nas redes merecem uma atenção especial, pois fala muito do ser brasileiro em diversos níveis. Existem tipos específicos de expressão popular sendo difundidas em nuances complexas que, mesmo com muito humor e ironia, trazem uma nova perspectiva sobre o nosso senso de comunidade.
PARTICIPANTES: Anderson Awvas (ilustrador), Nicolas Queirós (produtor de podcast).
Somando Com O Sesc: Atividade realizada através do Sesc Rio - Unidade Duque de Caxias.
TEMA 4: SESC RIO - O Carnaval dos ANIMES e super-heróis
Um papo sobre como a cultura pop está ligada a cultura das festas da rua de uma forma tão grande que são quase inseparáveis. Além do uso de temáticas da indústria do entretenimento em vestimentas, como nos bate-bolas, temos a própria aproximação e paralelos visuais de certos personagens famosos com as nossas festas populares.
PARTICIPANTES: Anderson Awvas (ilustrador e criador do Folclore BR), Lorena Herrero (quadrinista e autora de Sétimos Filhos), Fellipe Barroso (Pesquisador de Carnaval e Cosplayer) e Wanderson Santos (Coordenador no Sesc Rio).
Somando Com O Sesc: Atividade realizada através do Sesc Rio - Unidade Duque de Caxias.
TEMA 5: pequenos memes, GRANDES DÚVIDAS
Um papo traçando paralelos entre as grandes dúvidas e questionamentos culturais enviados para o canal com MEMES relacionados que sempre viralizam pelas redes sociais.
PARTICIPANTES: Anderson Awvas (ilustrador), Lorena HET (ilustradora), Mikael Quites (concept artist), e Ian Fraser (Escritor).
TEMA 6: Além da Lenda, Uma ANIMAÇÃO PERNAMBUCANA
Uma conversa com os criadores da animação 2D Além da Lenda que teve seu longa metragem lançado nos cinemas. Vamos abordar a repercussão do filme e a importância dele para o cenário de animação em Pernambuco.
Na sinopse do filme, um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro, e é mantido em segredo e escondido na Montanha Coração do Brasil, que só é revelada uma vez por ano, justamente no dia 31 de outubro, o dia do Saci, que na série é aniversário do personagem. Só que a data está esquecida por muitos brasileiros, que preferem comemorar o Halloween.
PARTICIPANTES: Anderson Awvas (ilustrador e criador do Folclore BR), Ulisses Brandão (produtor do estúdio Viu Cine) e Erickson Marinho (ator).
#Somando2022
Mais um ano SOMANDO!
Esse ano foi bastante delicado para fazer o evento acontecer por problemas de agenda e quase não foi possível realizá-lo, mas fiz de tudo para não deixar passar esse momento de celebração da cultura popular do nosso jeito.
No meio do caos ainda conseguimos ter a primeira atividade presencial dentro do evento através do Sesc Rio!
Espero que seja a primeira de muitas e lutarei por isso no ano que vem.
Sigo admirando a cultura brasileira e observando as fissuras existentes nela para tentar estabelecer pontes de diálogo importantes que ajudem a cicatrizar e seguir em frente buscando entender esse processo. Sigo também aprendendo, tropeçando, caindo e me levantando junto dessa arte do fazer e sonhar.
O FOLCLORE continuará presente aqui durante todo ano e espero poder contar com todos vocês, novos e antigos seguidores.
Aos que puderam assistir os conteúdos, espero que tenham curtido e acrescentado algo positivo para dentro de suas mentes e corações.
Por fim, deixo aqui um agradecimento especial a todos os amigos folclóricos que reuni durante esses seis anos e que me apoiaram nesse desafio:
Andriolli Costa, Erickson Marinho, Fellipe Barroso, Ian Fraser, Januária Cristina Alves, Jorge Valpaços, Lorena Herrero HET, Mikael Quites, Nicolas Queirós, Ulisses Brandão e Wanderson Santos.
Muito obrigado pelo carinho, atenção e paciência.
Até 2023! ESSE ANO... OLHA... PROMETE (Sério, anota aí).
Muito obrigado pelo carinho, atenção e paciência.
- Anderson Awvas
Galeria de postagens
Ideias que compartilhamos na edição desse ano.