Somando visões
8ª edição - 2024
Um evento especial que celebra o mês especial folclore reunindo mentes para construir novas pontes de diálogo em assuntos que repercutem os aspectos plurais da cultura brasileira e seus impactos pulsantes na atualidade.
O EVENTO É ONLINE,
ABERTO E GRATUITO!
TEMA 1: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE HISTÓRIAS (8/08)
Um papo sobre a diversidade de caminhos que as narrativas populares tomam e como podemos ter tantas possibilidades sobre uma mesma história. Abriremos a mente para buscar entender como a nossa diversidade cultural fala tanto de quem nos formamos enquanto povo brasileiro.
Como podemos falar de coisas que tem a mesma origem, mas versões diferentes? Todos os povos indígenas falam dos mesmos encantados? A lógica do sincretismo é compreendida completamente na religiosidade popular?
Participantes
TEMA 2: BUMBÁS NO MULTIVERSO DA CULTURA (15/08)
Chamaremos todas as manifestações culturais relacionadas aos bois no Brasil para dialogar com a nossa identidade. Uma roda para falar de festas populares do norte e nordeste que surgem do complexo cultural de Bumba-meu-boi e se diversificam em óperas populares impactantes que movem muitas paixões.
Participantes
TEMA 3: ANIMAÇÕES FANTÁSTICAS E ONDE HABITAM (22/08)
Nos últimos anos percebemos um avanço considerável de produções brasileiras na área de animação e sentimos que quando mais nos abrimos para esse universo, mais nos permitimos mergulhar nas histórias que estão ao nosso redor para que elas tomem as telas. Nesse bate-papo falaremos sobre as animações que estão vindo por aí em seus mais diversos formatos.
Participantes
TEMA 4: FANTASIA REGIONAL EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO (29/8)
O regionalismo na cultura popular é um tema bastante recorrente e que na internet ganha ares de briga quando as pessoas querem defender as particularidades do seu lugar de origem, mas que fazem parte de sentimentos muito mais complexos que envolvem nostalgia e identidade.
Nesse papo exploraremos as dinâmicas dos regionalismos, os preconceitos enraizados na cultura, a cultura da pessoa do campo e como a literatura fantástica brasileira pode mergulhar nesse mar de possibilidades que vão além da casinha de interior e da fazenda dos avós.
Nesta mesa estarão Jadna Alana, Ian Fraser, Vanessa Amaral, Lorena HET. Mediação: Anderson Awvas
Participantes
TEMA 5: OS CAÇADORES DA ORIGEM PERDIDA (31/08)
No encerramento faremos uma mesa sobre a ânsia das pessoas que buscam a origem de todas as histórias do mundo e como pensar sobre a origem histórica das culturas não desfaz o caminho que seguimos sobre elas até aqui. Uma conversa que serve também para resumir tudo o que se passou pelo nosso radar durante o mês especial do folclore.
Nesta mesa estarão
Andriolli Costa, Lorena Herrero, Mikael Quites, Ian Fraser. Mediação: Anderson Awvas
Participantes
2ª Mostra SACI
A 1ª Mostra SACI (Somando Arte no Cinema Independente) ocorre de forma independente, gratuita e sem fins lucrativos.
Realizado pelo projeto Folclore BR, a Mostra SACI acontece como parte do evento especial Somando Visões 2023 em parceria com os coletivos Belacqua e Causos Gerais, o evento ocorrerá de forma virtual durante os dias 26 e 27 de agosto e de forma presencial em Juiz de Fora – MG (em data e local a ser confirmado).
VIVA OS BOIS! A identidade visual
O tema visual da 8ª edição do Somando Visões foram as manifestações #bumba-meu-boi que estão vivas por todo Brasil. Por sugestão de Anderson Awvas, criador do Folclore BR, Fernando PJ foi o diretor de arte do evento e escolheu manifestações que representassem os bois existentes nas 5 regiões do país. Todo visual e ilustrações foram criadas pelo PJ e abrilhantaram o nosso mês especial do #folclore.
Você reconheceu todos os bois? Entenda:
O Boi Pavulagem pertence ao Arraial do Pavulagem (inicialmente chamado Pavulagem do Teu Coração), um grupo de música regional brasileiro criado em 1987, e um instituto cultural não-governamental fundado em 2003, na cidade brasileira de Belém (Pará). O grupo realiza anualmente no mês de junho (período junino) o evento cultural "Arrastão do Pavulagem".
O Boi-à-Serra é uma manifestação cultural brasileira que celebra os vaqueiros e os bois que desbravaram as terras do interior do país, especialmente na região Centro-Oeste. A festa é realizada principalmente no Mato Grosso, em cidades como Santo Antônio do Leverger, e inclui danças, encenações e figuras de bois.
O Boi de Mamão é uma tradição cultural que tem origem na cultura açoriana introduzida no litoral catarinense por colonizadores no início do século XX. O nome atual surgiu por volta de 1930, quando as crianças, por falta do crânio original, usaram um mamão verde para simular a cabeça do boi.
Folia dos Bois é uma festa tradicional de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, que valoriza a diversidade e riqueza artística da cidade. Unindo os elementos do cortejo de bumba-meu-boi aos desfiles carnavalescos, a festa ganhou um caráter competitivo entre diversos grupos folclóricos.
O Boi Pintadinho remonta à tradição dos grupos folclóricos que surgiram no interior fluminense, sobretudo nas fazendas, que com o êxodo rural foram transferidos para as áreas periféricas da cidade. Participam também bonecas gigantes, o Jaguará e seres fantásticos, confeccionados com cabeças de animais.
Conhece os bois da sua região?
Contribuição dos colaboradores
Um agradecimento especial a todos que toparam o convite ou se colocaram à disposição para colaborar com esse agosto especial.
O Somando Visões foi criado pensando em formas para criarmos um ambiente de diálogo saudável sobre como criar pontes em assuntos bastante diversos e complexos. Anualmente, desde 2013, estou arduamente pavimentando um caminho para fugir da toxicidade das redes e preservar um lugar onde todos os convidados possam se sentir confortáveis em expor suas ideias e colaborar na construção de um entendimento mais claro da nossa diversidade cultural.
Espero que os espectadores que acompanharam os papos e os conteúdos publicados nas redes durante esse mês tenham saído de agosto com um pouquinho do sentimento que envolve esse cuidado.
A nossa celebração do folclore é como um abraço naqueles que querem entender mais sobre essa CULTURA VIVA que faz parte de toda nossa trajetória por essa pequena esfera azul no espaço.
Muito obrigado a todos os colaboradores, convidados, leitores e espectadores.
Seguimos juntos SEMPRE 💚