Folclore BR apresenta...
No início de 2017, o ilustrador Anderson Awvas (criador do Folclore BR) criou uma série de ilustrações cruzando pôsteres de animações famosas com as minhas abordagens do folclore nacional sob a estética desses grandes sucessos de estúdios internacionais, como Disney, Pixar e Dreamworks. Com isso, o objetivo foi gerar uma curiosidade e chamar a atenção para os projetos em desenvolvimento divulgando essas ilustrações junto de sinopses que resumem seus conceitos.
Compartilhada e publicada em diversas redes sociais e portais pela internet, a provocação veio também com um tom de crítica ao mercado nacional de produções audiovisuais e a nossa cultura de adoração pelo mercado americano. Diversos produtos gerados no mercado nacional falham diversas vezes em retratar o brasileiro comum, a representatividade negra, indígena, LGBTQ+ ou em referenciar nossas próprias tradições. Além de ser minha área de atuação, usei as animações como uma referência por ser um setor que possui pouco investimento e credibilidade no país e pela capacidade de chamar a atenção de um público mais diversificado.
A possibilidade de o público mais jovem crescer em contato com esses conceitos estabelecidos, inspiram o artista a trabalhar as diversas ideias e formas de respeitar a cultura, com estudos que vão além das abordagens mais comuns, podem ser somados a reflexão sobre a sociedade atualizando-se com o tempo de forma que não caia no esquecimento.
Sucesso na mídia
As ilustrações rodaram internet à fora de tantas maneiras que ficou impossível de rastrear e até hoje viralizam por aí.
Uma versão mexicana!
Em 2020, inspirados pela ideia de Awvas, o portal mexicano Genial Guru produziu 10 versões baseadas em lendas do MÉXICO! A ideia realmente foi muito longe e inspirou outras pessoas que sentem falta desse tipo de representatividade nas grandes mídias. Confira mais imagens e descrições AQUI.
Sobre a provocação e o fenômeno
Um vídeo gravado no final de 2017 resumindo um pouco do que aconteceu com o projeto e todas as iniciativas criadas a partir deste ano no projeto Folclore BR.